conheça Gabriel Naressi, o famoso blogueiro de 12 anos

23 01 2009

gabriel-naressi

Qual é a idade ideal para uma pessoa começar a blogar? Não existe um padrão. Quem prova isso é Gabriel Naressi, um garoto de 12 anos, estudante do 8o. ano do ensino fundamental. Nascido em São José dos Campos, interior de São Paulo, Naressi leva uma vida normal. Estuda pela manhã, se diverte como qualquer garoto na sua faixa etária, faz as tarefas da escola e reserva um tempo para blogar. Não costuma assinar feeds. Entra nos blogs que mais gosta e começa a pesquisar tudo o que aparece de interessante. Como resultado de toda essa dedicação, ele ganhou a notoriedade dos marmanjos da blogosfera e o respeito de quem leva isso muito a sério. Posts? No mínimo um por dia.

Me lembro dos meus 12 anos. Não tinha nem metade da cabeça do Gabriel. Ele tem olhar atento, analisa os detalhes das perguntas e se esmera na qualidade das respostas: curtas e objetivas. Ajuda o fato de ele ser estudioso, se interessar por leitura e, coisa rara da idade, gostar de estar atualizado com as notícias. Conheça um pouco mais de sua vida na entrevista realizada pelo Social Media Club, durante a Campus Party 2009.

Quando você começou a blogar e por que?

GN – Comecei a blogar em maio de 2008, usando WordPress. Eu entrava na internet e lia muitos blogs porque eu achava interessante. Usava um computador da família. Antes jogava videogame, andava de bicicleta e jogava futebol, mas eu sentia que faltava alguma coisa que eu gostava. E aí eu descobri que eu gostava mesmo de blogar. Foi assim que eu criei o blog mundotosco.

Me fale sobre suas influências na web.

GN- Lia blogs de entretenimento, notícias, futebol, humor, tecnologia e outros. Tem várias coisas e é difícil listar tudo. Gosto de humor e meu blog não poderia seguir outra linha: piadas, tirinhas, flashes – vídeos, entretenimento, coisas interessantes, curiosidades, notícias. É mais ou menos isso.

Qual é o perfil de seu público?

GN – O meu público é jovem na maioria. Diariamente eu recebo, em média, 150 visitas. E continua crescendo muito rápido. Eu divulgo para todo mundo. Por exemplo, na Campus Party 2009, eu venho e distribuo cartão de visita, bottom e chaveiro (com o logotipo do “tosquinho”). Participo de vários encontros de blogueiros: Intercon, BlogCamp…Meu irmão me dá uma forcinha em vários aspectos, inclusive com adsense e toda a infra-estrutura de hospedagem.

Aonde você buscou suas referências para se inspirar?

GN – Foram muitas. Entre elas eu destaco: Interney, bobagento, Ah! tri ne! e brogui.com.

Você disse que faltava alguma coisa na sua vida. Qual é o prazer em blogar?

GN – Me expressar pelo blog, ter meus leitores e participar da blogosfera.

Como você se vê daqui a seis anos?

GN – Não sei ainda que profissão eu vou seguir, mas eu sei que quero continuar com o meu blog. Quem sabe um dia virar problogger, aquela pessoa que trabalha com blog e segue sua profissão normal paralelamente.

Qual o conselho que você dá para as empresas que não acreditam nos blogs e nas demais mídias sociais?

GN – Os blogs vão crescer e ganharão tanta importância que serão maiores que as mídias de massa tradicionais. Mas quando eles (empresários) perceberem, este mercado estará muito grande.

Veja outras entrevistas com Gabriel Naressi:

Cocadaboa

GF Soluções

Link


Ações

Information

8 responses

24 01 2009
Questão

Sem querer ser chato.
Só estou sendo sincero.

Já enjoei de ficarem bajulando o garoto só porque tem 12 anos.

24 01 2009
bailux

parabens!!!

25 01 2009
Marcela Ortolan

Muito bacana. É interessante comparar-se com ele na mesma idade. Nesta época mesmo morando em uma cidade minúscula – não é exagero – no interior do Paraná eu lia muito e era muito informada. Talvez algo como um blog poderia ter me ajudado com a minha timidez – coisa que a internet realmente ajudou a trabalhar alguns anos depois, pelo caminho do IRC. Mas lembro que ai por uns 11 anos tentei editar um jornalzino, usando o nosso 386, uma impressora matricial e muita cópia das muitas revistas que assinávamos na época. Fiz algumas edições mas ainda não era tempo. Só fui começar a escrever mesmo as 19, quando fiz o blog.

Falei demais.

Gostei do guri, realmente são respostas surpreendentes e que indicam um nível muito bom de informação para a idade. O próprio vocabulário é invejável. Atento para o fato de ele ser de São José dos Campos, que é uma cidade bastante tecnológica. Fui visitar o blog dele e não é que é interessante?

Um grande abraço

25 01 2009
msoma

Marcela,
Você pegou bem o ponto. Sou da época do linotipo e estudei no Triângulo Mineiro (Uberaba). Sigo a mesma linha de pensamento que vc. Se eu tivesse um blog na época…O fato é que esta geração tem me surpreendindo muito. Agora note que o Gabriel escreve melhor do que fala, vide video da cocadaboa nos links de referência. O que é natural.

Durante a entrevista, o olhar atento dele seguia o que eu escrevia e me corrigia quando digitava muito rápdio e “comia” ou trocava alguma letra. Sinal que já tem noção de que os textos mal escritos não são bem vistos. Coisa que tb me surpreende nessa idade.

25 01 2009
msoma

Noir (questão),

Respeito sua opinião e a forma diplomática e educada de introduzir o seu comentário: “sem ser chato”, pois demonstra sua real intenção. Fiz uma pesquisa e nem vi tanta coisa do Gabriel por aí, como vi em outras referências.

Esqueci de mencionar no post que ele é um marqueteiro daqueles promissores. O Gabriel já vem “armado” para um #cparty. Logo de cara te entrega um cartão de visitas, chaveiro, bottom e não se importa de esclarecer dúvidas. Com certeza, a forma como eu conduzi a entrevista, tvz pela minha formalidade, foi um porre para o garoto.

Gostaria sim de receber contatos e descobrir talentos de todas as idades e origens, assim como fiz com o Dr. Diamante, um médico que começou a blogar com 65 anos http://tinyurl.com/5ake4e. Quem estiver lendo, por favor, fique à vontade para sugerir.

25 01 2009
Jovem

Parabéns Gabriel, legal você fazer o que gosta independentemente da sua idade, quebrando esses paradigmas da nossa sociedade. Sucesso pra você (seja blogando ou fazendo o que você quiser).

25 01 2009
Questão

msoma Muito obrigado pela sua resposta!

Pensei que fosse ser “cabeça dura” mas não foi.
Me respondeu muito bem e com educação.
Ainda bem que soube aceitar meu comentário.

Meus cumprimentos!

12 08 2010
Aguinaldo Naressi

Parabéns pelo q vc faz. Continue assim. Fico orgulhoso de levar o mesmo sobrenome
que vc. Será q somos parentes???????? Um abraço.

Deixe um comentário