O MOVIMENTO DO MUNDO QUE AFETA VOCÊ

rede1.jpgO mundo está mudando muito mais rápido do que imaginamos. E está impactando na vida de todos nós. Os principais meios de comunicação, as agências de propaganda, assessorias de imprensa e outros inúmeros tipos de negócios terão que repensar os seus modelos rapidamente. O fenômeno é simples de explicar, mas, muitas vezes, impossível de se enxergar.Você – é você mesmo que está lendo este texto – foi eleito (a) pelos editores da Time Magazine como a “Personalidade do Ano” em 2006. Outro título que você também ganhou foi a de “Agência do Ano” pela Advertising Age Magazine.

Como ser “Personalidade do Ano” e “Agência do Ano” ao mesmo tempo e no mesmo ano? Pior, sem você saber disso? Por que os prêmios?

Efeito [1]: os chamados softwares sociais, tais como wikis, blogs, podcasts, instant messengers, tornaram-se públicos, acessíveis, sem custo nenhum de uso. Pela extrema facilidade de manuseio e aplicação de interesse social, rapidamente foram disseminados e transformaram-se em micro mídias feitas pelas próprias mãos do usuário (fenômeno batizado de “we media”). O ponto é que, dependendo da relevância da informação, geram mais visibilidade e repercussão do que as mídias tradicionais.

Efeito [2]: o poderoso efeito network sentiu o gostinho do modelo de duas vias da informação (two way), onde você é, simultaneamente, mídia e audiência. Esse poder passou a ter voz ativa para contestar o modelo institucional das mídias tradicionais que, em alguns casos, manipulam a informação de forma tendenciosa e de acordo com interesses que fogem ao nosso controle, dentro do conceito “uma via de mão única ” (one way).

Efeito [3]: as redes sociais [social networks], tais como youtube, msn, orkut, linked in, entre outros, que antes eram os formadores de grandes comunidades, hoje estão inseridos no ambiente ainda maior do Social Media e fazem parte dele. O fenômeno “we media” nâo só estimulou o lado jornalista, produtor, escritor e artista de cada um, mas também o lado empreendedor. As próprias pessoas podem ser formadoras de uma rede social.

Ao somar os efeitos [1], [2] e [3], temos um cenário de mercado chamado de Efeito Social Media, que reúne as redes sociais com os softwares sociais e principalmente você. Deu para sentir o poder dessa nova Era da web 2.0?

Sim?! Então faça seus comentários e colabore! Seja bem-vindo!
Não?! Então entre e fique à vontade para conhecer! Seja bem-vindo!

4 responses

21 10 2007
Marco Gomes

(procurei um “contato” e não achei, vai aqui mesmo =)

Valeu pelo link pro boo-box no seu blogroll =)

Viu já nossas novidades? Integração com Submarino, Americanas.com, links funcionando no feed RSS e e-mail, API aberta para desenvolvedores criarem livremente…

http://www.boo-box.com/blog/br/

13 04 2008
resposta a Juliano Spyer, autor de “Conectado” « social media club

[…] O MOVIMENTO DO MUNDO QUE AFETA VOCÊ […]

25 03 2010
Luiz Hely

Trabalho com comunicação empresarial e gostaria de ter mais informação de como utilizar na prática elementos das redes sociais para integrar grupos de interesse dentro da corporação. Onde posso ter mais informação sobre isso?

26 03 2010

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: