entrevista com o fundador do Social Media Club South Florida

19 01 2009

alexdecarvalho

Alexandre de Carvalho (@alexdc) é um quarentão que descobriu as mídias sociais aos 36 anos, quando fez seu primeiro perfil no friendster, ainda residente na França. Pouco tempo depois mudou-se para Miami (EUA) e mergulhou fundo em seus estudos nas mídias sociais. Tanto que hoje é co-fundador da StartPR e um dos “catalysts” da adhocnium, uma agência especializada em mídias sociais recém-criada pelos mais renomados profissionais desse mercado:

* Chris Heuer * Adriana Lukas * J.D. Lasica * Tom Foremski * Adrian Chan * Brian Solis * Neville Hobson * David Parmet * Alex de Carvalho * Ayelet Noff * Shel Holtz * B.L. Ochman * Ronna Porter

Filho de pai brasileiro e mãe finlandesa, @alexdc tem sotaque de gringo poliglota (inglês, português, francês e espanhol) porque sempre viveu fora do país. Estudou na França, onde fez MBA em Insead e atualmente leciona social media na University of Miami School of Communication. No último sábado, 17.01.09, @alexdc visitou a polvora e conversou comigo, Edney Souza e Jair Tavares. Como o papo foi longo, cerca de quatro horas, não pude resistir ao meu DNA de jornalista para fazer uma entrevista.

@msoma – Qual foi o seu aprendizado com as redes sociais a essa altura da vida?

@alexdc – Primeiro é importante dizer que não foi fácil. No passado, fui consultor de estratégias e comunicação de grandes empresas como Air France, Le Parisien, the Government of Mexico, British Airways, Repsol, VISA, Saint-Gobain, Publicis, General Motors e Nortel Networks. O ponto mais interessante quando entramos nas redes sociais da internet, depois de viver um bom tempo no mundo tradicional, é a reflexão, o “diálogo interno”, que é necessário para construirmos uma imagem legítima perante os outros. Temos que reaprender tudo. Ainda mais porque eu comecei minha vida profissional na publicidade, onde se acostuma falar somente coisas boas sobre os clientes e… sabemos que a vida real não é bem assim.

@msoma – Eu costumo brincar que “quebramos pratos na cabeça”…

@alexdc – Existe uma forte quebra de paradigma, onde a autenticidade é parte da solução de um problema. E aí a profundidade da mídia social depende de sua experiência.

@msoma – E o quanto você foi fundo em mídias sociais?

@alexdc – Hoje eu fomento as comunidades de novas mídias e tecnologia no Sul da Flórida. Fui o fundador do Social Media Club South Florida, e promovo o BarCamp Miami, além de ser um dos organizadores do RefreshMiami, uma rede de profissionais que trabalham com novas mídias. Nos últimos três anos eu tenho assessorado empresas startup a desenvolver novos negócios, criar parcerias e encontrar talentos.

@msoma – O que faz a sua empresa StartPR?

@alexdc – Nós fazemos a gestão da reputação online, blogger relations e brand monitoring. A StartPR ajuda as empresas a estabelecer conversas e a buscar o engajamento com pessoas que estão falando sobre o negócio, seus produtos e serviços.

@msoma – Qual o grau de maturidade do serviço de PR 2.0 nos EUA?

@alexdc – O PR 2.0 está em ascensão. Não falo só em termos de blogger relations, mas social media relations de uma forma mais ampla. Outra tendência a destacar é o conceito de social media release, que você mostrou em seu material. Tenho me envolvido em projetos de empresas que buscam desenvolver o conceito de community managers, onde pessoas legítimas promovem o contato entre o produto e a empresa, sem coisas fakes. Esse é o melhor caminho para um bom relacionamento. As empresas ainda têm que entender o real sentido das plataformas social media, entender melhor a cultura e ética para o engajamento de comunidades, tanto internas quanto externas, e para buscar otimizações no desenvolvimento de produtos e processos de negócios.

@msoma – Você falou a respeito da maturidade. Qual seria um conteúdo programático básico de um curso para uma empresa se inserir no tema “mídia social”?

@alexdc – Seria algo na seguinte linha:

Aula 1 – online identity and expression (teoria e prática) – como criar sua identidade e se comunicar na internet.

Aula 2 – community engagement – como formar comunidades e desenvolver engajamento.

Aula 3 – brand building and citizen journalism (teoria e casos reais) – como migrar de brochureware para mídia social e ter uma atitude diferente. Dar um “shift” na forma de pensar a agir.


Ações

Information

7 responses

20 01 2009
Leandro Medeiros

Ficou muito bom a entrevista com o Alex!! Fala tudo sobre as mídias sociais!

20 01 2009
msoma

Leandro, obrigado. O cara é muito bom mesmo! Abs.

21 01 2009
Alex de Carvalho

Obrigado, Mario, pela reunião e entrevista. Foi um prazer conhecer voces e espero que teremos novas oportunidades de manter o contato. Parabens pelo trabalho que voces tão fazendo na Polvora.

21 01 2009
Jair Tavares

Mário, o Alex passou-nos uma visão interessante das mídias sociais, ratificou muitos dos conceitos que tem guiado a polvora!, agregou outros novos e descreveu formas interessantes das empresas atuarem com mídias sociais. Parabéns.

Jair

http://www.nextmarketing.wordpress.com

21 01 2009
Vanessa Decicino

Excelente entrevista, Mário! Obrigada por ter me apresentado, aos detalhes, a importância da PR 2.0. Hoje, você inspirou uma jornalista ao apredizado dessa nova tendência! Espero receber em breve um social media release. Muita coisa vai melhorar, isso é certeza!
Forte abraço!
Vanessa

22 01 2009
msoma

Vanessa eu é que agradeço o seu tempo dedicado às minhas explicações. Como eu te disse, a parte de evangelização é muito importante, muito além da ferramenta ou dos links. Você pegou rápido isso e já está antenada com o futuro. No #CParty e pós-evento vamos continuar trocando ainda mais idéias e conhecimentos práticos. Abs.

22 01 2009
msoma

Jair, é realmente uma preciosidade conversar com evangelizadores que trazem uma visão fora do Brasil. Com certeza teremos mais papos como este. Abs.

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