uma grata surpresa na sala de aula

5 11 2010

Tem coisas que deixam muito clara a diferença entre as gerações: expressões, filmes, músicas, fotos, ou simplesmente a idade. Eu iniciei meus estudos numa faculdade em São Paulo e depois me mudei para o Triângulo Mineiro (para ficar mais próximo dos meus irmãos), onde conclui o curso de jornalismo. Para ampliar meus conhecimentos e matar a curiosidade sobre o nível dos cursos em São Paulo, continuei por alguns anos seguidos meus estudos no período pós-formado, em instituições de ensino das mais renomadas.

No mês passado, tive a oportunidade de voltar para a sala de aula e matar uma curiosidade: como estava sendo tratado o assunto “mídia social” no meio universitário?  Tive uma grata surpresa. Grupos de alunos do 6o. semestre do curso de Publicidade e Propaganda da Fapcom me apresentaram seus projetos de blogs e fiquei impressionado com o grau de profissionalismo da turma. Seguiam uma metodologia aplicada no mercado profissional; dominavam seus temas; falavam com entusiamo e tinham uma infraestrutura impressionante.

Nos últimos anos, eu tenho sido convidado com frequência para dar palestras em cursos de MBA e congressos. Comparando os

tipos de eventos educacionais e perfis de estudantes, deu para perceber uma nítida evolução das mídias sociais em sala de aula. Para os graduandos, ressaltei que existe hoje um mercado em franca expansão e, se na minha época, conseguir fazer uma faculdade era privilégio de poucos – e ainda continua a ser – fazer um curso com aquela base de ensino e visão de mercado já seria um bom caminho para a definição da carreira de alguns deles.

Em minha trajetória educacional, quando jovem, mesmo com poucas opções de curso|emprego na década de 80, sofri demais com as escolhas. Segui algumas e errei em escolher outras, mas a vocação profissional apontou o caminho certo. Hoje, eu já vejo os alunos com as idéias fervilhando e uma excitação enorme em botar tudo em prática. Sinto aquela veia de empreendedorismo, muito tímida no passado, na “Era do Emprego”. Sim!! estimulo o empreendedorismo nos jovens, pois as portas nunca estiveram tão abertas para toda uma geração.


Ações

Information

6 responses

5 11 2010
Claudir

Fiquei feliz em poder contar com sua grande visita aos meus alunos da Fapcom. Tenho certeza que para eles foi uma grande oportunidade de vivenciar a experência profissional da prática. E mais do que isso, na medida certa.

Sucesso!

Claudir

5 11 2010
msoma

Claudir, eles estão tendo o privilégio de ter um mestre como você. A turma é muito boa mesmo. Fiquei feliz por ter sido testemunha ocular de tudo de bom que está acontecendo. Abs

10 11 2010
zemario0808

Olá Mário.

Fiquei grato também pela sua visita, pois me esclareceu qual o rumo que nós enquanto estudantes estamos seguindo, se realmente nosso conteúdo é válido e compatível com que o mercado pede.

Até mais.

10 11 2010
msoma

Obrigado pela visita e pelo comentário. O mercado para vocês é enorme para trabalhar e a base que está sendo dada na Fapcom é excelente. Aproveitem a fase da faculdade e boa sorte na carreira. Abs.

2 12 2010
Andressa Oliveira

Muito bacana mesmo, tanto sua visita quanto a experiência que nos compartilhou!
Obrigada Mário, até breve*

abraços

2 12 2010
Aurea Fidelis

Foi ótima a oportunidade de unir a experiência em sala de aula, a experiência de mercado. Com certeza sua visita contribuiu para que isso acontecesse. Essa troca é que enriquece nosso conhecimento como universitários e futuros profissionais.

Abs.

Deixe uma resposta

