a síndrome da bola de cristal persiste

28 08 2009

Alguns paradigmas do mundo corporativo ainda não foram quebrados. Persiste em reuniões de prospecções e workshops aquela ladainha de meados de 2006:

  • Em mídia social tudo é freeware;
  • Faz um viralzinho baratinho e aí a coisa pega fogo;
  • Basta dar brindes e pagar pouco para blogueiros que as coisas acontecem;
  • Vamos fazer “assim”… que as pessoas vão clicar “por aqui” e as coisas se converterão “por ali”.

Se não existe “bala de prata” em projetos de mídia social, não faz sentido a síndrome da bola de cristal continuar viva. Quando eu desmonto todos esses (e mais alguns) mitos vem a expressão: “nooossa, não é assim então?!”

  • Muita coisa em mídia social é freeware sim, mas e o profissional que investiu horas pesquisando, navegando e estudando tecnologias, plataformas, interfaces, plugins? Vale muito e eu sei o quanto as pessoas varam madrugadas para isso, numa obsessão pela resposta para o cliente.
  • Viralzinho baratinho até pode existir, mas espero que os “carinhos” e bem feitos prevaleçam.
  • Nos últimos meses, a mídia tem dado bastante destaque à evolução da blogosfera. Bom por um lado, para o lado daqueles que batalharam para chegar lá. Por outro, pode ter criado uma percepção deturpada da dura realidade. Aguardo os seus comentários sobre esse polêmico fenômeno.

revista epocafonte

  • Enfim, a bola de cristal do “faz isso” que “acontece aquilo” é prejudicial a qualquer campanha. É preciso estudar, mapear, mas principalmente, conversar com as pessoas para saber o que elas realmente desejam. Aí sim a “lógica” vira “prática”.

Ações

Information

7 responses

28 08 2009
Everton

Demais o vídeo!

Concordo muito que estão falando demais sobre mídias sociais e “diminuindo” o valor do trabalho. Acho que, antes de tudo, precisamos de conteúdo relevante e conhecimento do público alvo.
Isso só dá para fazer com muito trabalho e “queimando” massa cinzenta!
Assim como nas outras mídias, entender de comunicação é essencial.
Abs.

28 08 2009
Pedrovisky

Excelente post, Mario.

Uma das coisas que tenho reparado muito ao conversar com amigos de várias agências é que muitos clientes chegam com as estatégias criadas por eles mesmo para mídias sociais e contratam as agências apenas para executar as ações, apesar dessas agências terem em suas equipes gente gabaritada pra fazer esse planejamento.

Por que acontece tanto isso? Será que as próprias agências não deveriam “peitar” mais esses clientes e apresentar um plano melhor, mesmo que com mais custos? Será que baixam a cabeça e se submetem a isso só pelo medo de perder o cliente?

Acho que falta mais diálogo também das agências com as empresas para ensinar que anunciar em mídias socias não é como anunciar nas “velhas mídias”. A Polvora é uma das poucas que conheço que fazem esse trabalho de educação.

Esse diálogo é vantajoso tanto para a empresa que terá um projeto melhor e consequentemente um resultado melhor quanto para a agência, que terá um grande case em vez de “só mais um” ou um famoso “#fail”.

28 08 2009
Mais diálogo entre agências e clientes para as mídias sociais, por favor | Meus 2 cents

[…] Esse post é um Ctrl + C, Ctrl + V do meu comentário no ótimo post “A síndrome da bola de cristal persiste” do Mário Soma em que ele fala dos paradigmas do mundo corporativo que ainda acham que em […]

29 08 2009
msoma

Everton,

Convivo muito com esse tipo de situação. Uma hora a gente precisa falar mesmo. Já foi a época do “Prato pronto”! Abs.

29 08 2009
msoma

Pedrovisky,

É meu amigo…às vezes eu vejo problema tanto nas agências quanto nos clientes das agências. Problemas à parte, sinto que o ciclo de planejamento e criação são críticos para o sucesso e quando participamos as coisas seguem bem melhor. Essa é a ficha que precisa cair. Abs.

4 09 2009
Leo Kuba

Ótimo post!

Acho que um agravante é a proliferação de “agências” formadas por profissionais de tecnologia e não de comunicação. Neste caso, há domínio técnico nas ferramentas e pouco planejamento.
E, grande parte dos clientes não tem essa percepção e caem no conto da “bola de cristal”.

Abç.

21 09 2009
arenabetting

i cant read.. any english version of your blog? anyway good website😉

regards,
http://www.arenabetting.com
Kami satu-satunya agent bola yang dipercaya dengan reputasi tinggi.
Pencarian Anda Berakhir Disini.Join http://www.arenabetting.com! 100% Terpercaya

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: