experiência com o twitter no mundo corporativo

9 03 2009

academia-convitetwitterlunch2

Comecei este post pensando nas fumacinhas que saíram da cabeça do Ivan Martins, um veterano das redações, recém-iniciado no Twitter, ao participar (03.mar.09) de um #Twitterlunch, almoço com gente de todas as idades, formações e profissões, unidas pelo Twitter. Digo isso porque percebi que ele estava lá para entender a cultura da turma e definir por qual ângulo sua pauta tomaria rumo sobre o tema, algo nada fácil de se explicar ao leitor da revista Época.

twitterlunch1 twitterlunch21 twitterlunch3 twitterlunch4

Sorry Ivan, mas apesar de estar no twitter já há algum tempo, digo que, dependendo da situação, os desafios só aumentam. Na sexta-feira da mesma semana em que nos encontramos (06.mar.09), um cliente agendou um Workshop Social Media (iniciação do mundo corporativo no assunto). Até aí, nenhuma novidade, pois já fiz dezenas deles. Mas a academiaivantwittersegunda parte tinha o objetivo de inserir alguns dos profissionais de Recursos Humanos, Tecnologia, Vendas e Marketing no twitter. “Vixe, ferrou”, pensei, pois se eu ficar só no conceito, ninguém vai entender o valor dessa mídia social. Além disso, poderia comprometer a seriedade de toda a parte inicial do Workshop .

Combinamos então um Social Media Training com o Twitter, pós-Workshop. A decisão teve como base um projeto realizado em 2008, onde Edney e eu fomos bem sucedidos num laboratório inédito desse tipo com foco no LinkedIn, aplicado em um grupo de executivos. Porém, a sacada importante para mostrar a real integração entre o mundo corporativo e o das mídias sociais foi pensar como tornar possível, e de forma legítima, a participação das pessoas que estavam do lado de fora de uma suntuosa sala de treinamentos em plena Avenida Berrini (SP)?

O primeiro passo foi perguntar, um dia antes do evento, aos twitteiros o seguinte:

academia-interney-perguntaAs respostas surgiram espontaneamente em bom nível:

academia20qa3

academia20qa4

academia20qas11

academia20qas2

O segundo passo foi transmitir o Social Media Training, online e real time, para que as pessoas pudessem interagir e entender melhor as dúvidas do mundo corporativo, via UStream.

academia20-pvr1 academia20-pvr2 academia20-pvr4 academia20-pvrms

Abaixo,confira as percepções de alguns dos participantes sobre o evento:

tcordeiro TIAGO CORDEIRO – “Eu estou de cabeça no mundo das mídias sociais há uns três o quatro anos mais ou menos. Mesmo antes disso, já era um usuário mais do que interessado. Foi ótimo ver como pessoas que estão mais distantes desse mundo pensam e descobrir quais os temores e incômodos que têm. Não é instrutivo só para saber o que trabalhar nos próximos wokshops, mas principalmente sobre o que as ferramentas precisam ter. Acho que foi um primeiro passo de um processo. A pior reação é o medo, o que não houve. O receio é normal com tudo o que é novo, mas a tendência é que isso se transforme em empolgação. Acho que consolidou esse processo de maturidade que vivemos. A tendência não é simplesmente todo mundo já nascer sabendo, mas existirem empresas que façam a “ponte” entre esses mundos. O mais importante é ver que os três lados estão abertos para isso: o da corporações, das mídias sociais e das empresas de comunicação. E, como vimos, é perfeitamente possível que o Brasil exporte know-how e cases.”

carlostesoreCARLOS TESORE – “Além da conquista pessoal excepcional, única e marcante, a palavra que resume bem o momento é “APRENDIZADO”. Foi uma das mais ricas experiência que vivi na minha carreira. Agregou muito. Foi um momento de experimentação. Por mais que existam barrerias, preconceitos e regras corporativas, as pessoas mesmo reticentes e receosas perceberam que não podem ficar ausentes deste novo mundo da comunicação. Isso ficou comprovado pela discussão gerada em relação ao twitter. O mundo corporativo teve a visão que as mídias sociais não se limitam apenas na comunicação pessoal. Com estratégia e planejamento podem ser utilizadas como poderosas ferramentas de comunicação corporativa.”

tucahernandesTUCA HERNANDES – “A experiência foi uma lição de humildade para mim. Afinal, ao contrário do que eu imaginava, o twitter ainda é uma ferramenta que deve ser apresentada com bastante cuidado, pois ele continua a ser visto por muita gente como algo sem utilidade alguma, feito apenas para se escrever coisas como “estou tomando café”, por exemplo. E, a partir do momento em que é possível demonstrar outras potencialidades do twitter, como o intercâmbio de informações que podem ser úteis para a vida profissional, percebo que vale à pena insistir na idéia de se utilizá-lo, com bom senso, no ambiente corporativo. E ver o nascer dessa percepção, como no treinamento que acompanhei, é algo realmente animador.

lucianapillegiLUCIANA PILLEGI – “O mundo das mídias sociais pode ser novo e intrigante até para uma empresa de tecnologia inovadora e visionária como a InterSystems. Mas quando se tem parceiros que conhecem profundamente o assunto e nos conduzem de maneira tão didática, divertida e agradável tudo fica muito mais fácil. É neste estágio que estamos com a Polvora! e o projeto de Social Media que estamos trabalhando aqui. O Workshop para nosso time foi fantástico e essencial para que toda a equipe entendesse o conceito dessa nova maneira de comunicação e passasse a contribuir mais com o projeto. Obrigada à toda a equipe da Polvora pelo profissionalismo e o carinho com que tem lidado com esse nosso momento.”

Pessoal, agradeço a participação de todos. Particularmente para mim, @msoma, foi um evento inesquecível. Até a próxima!


Ações

Information

14 responses

9 03 2009
Luciano Bitencourt

Bróder, acompanhei o treinamento pelo Ustream. Bem legal, a abordagem de vcs, no entanto acho que o mais importante quando se fala em rede sociais para pessoas que não estão acostumadas com o meio é passar as seguintes informações:
1) Social media é, antes de tudo, uma ferramenta de comunicação;
2) Não se constrói uma “rede” da noite para o dia como se vende, deve-se investir pesado em dedicação, leva muito tempo;
3) Tente iniciar uma conta/perfil com o apoio de um grupo, o aprendizado é mais dinãmico.

Por fim, muito boa a ação. Parabéns!

9 03 2009
msoma

Luciano, muito obrigado pela interação. Estou ciente de que estamos no início, mas devemos experimentar tudo e, principalmente, dividir os resultados. Abs.

9 03 2009
Celso Hora

Mário, como já havia comentado com você sobre isso no Twitter, vou me limitar a apenas elogiar. Uma palestra como essa, feita para explicar o real poder de uma ferramenta que nasceu agora praticamente a pessoas que não são adeptas da internet e não conhecem a dinamicidade desse meio, é um trabalho MUITO relevante.

Tomara que apareçam outras turmas e o sucesso dessa ferramenta e dos novos usuários só cresçam!

Abração,
Celso Hora
@cchcreative

9 03 2009
msoma

Celso, o mercado está aí para isso. Cresci experimentando e aprendendo. Na arena das mídias sociais o desafio é bem maior. Obrigado pelo apoio. Abs.

9 03 2009
Gabriel Dread

Muito legal essa iniciativa.
Trabalho em uma Fundação sem fins lucrativos de Inovação Tecnológica, e o Twitter é bloqueado em horário comercial.
Vou encaminhar para o pessoal aqui para ver se eles percebem o potencial que estão desperdiçando…

Um abraço
Gabriel ‘Dread’ Siqueira

9 03 2009
msoma

Gabriel, em alguns clientes essa barreira já foi quebrada. Com iniciativas como a sua, em breve o mercado corporativo vai entender o valor. Abs.

9 03 2009
kellen rodrigues

Tudo o que é novo, desconhecido causa um certo medinho… mas como disse o Carlos, o momento é de aprendizado. Aliás, ótimos os comentários. Eles já falaram tudo, posso só assinar embaixo? rs
Me imaginei no lugar do Ivan e estou na maior curiosidade pra ler a matéria e ver como ele resolveu a questão…
Parabéns a todos que participaram do Social Media Training.
abraço

10 03 2009
msoma

Kellen, vc ainda teve a vantagem de ter participado de um #NOB. Espero que tenha sido boa. Abs.

10 03 2009
rafael d.

Caramba, nunca tinha visto desta forma o twitter, grande oportunidade de se pensar o que fazer com as novas mídias…belo post…qualquer coisa meu twitter é rafaeldoliveira …abç

11 03 2009
msoma

Rafael, adoro ter a liberdade para mixar todas as alquimias entre os mundos. Eu só vivi coisas boas até agora, mesmo com os tombos tomados.

16 03 2009
Equipe da Polvora! promove Twitter para alinhar mídias sociais à cultura da InterSystems - Polvora! Comunicação

[…] RMA.A equipe responsável pela Academia foi formada pelo diretor-executivo Mario Soma, que já publicou suas impressões, pelo gerente de planejamento Carlos Tesore e pelos analistas Tuca Hernandes e Tiago Cordeiro. […]

25 03 2009
experiência com o twitter no mundo corporativo « Pronto Commerce

[…] More:  experiência com o twitter no mundo corporativo […]

29 03 2009
jornalismo cidadão é crítico para os projetos de mídia social « social media club

[…] comum depois de um workshop e um social media training ouvir na “área do cafezinho” ou nos corredores da empresa uma pessoa dizer firmemente que […]

7 09 2011
Geek Links | Geek Chic

[…] – Sem título ainda… Tremenda treta do Trent no Twitter – Cegos, Surdos e Loucos experiência com o twitter no mundo corporativo – Social Media […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: