diferentes visões sobre um mesmo fato

14 09 2008

No último dia 11 de setembro trabalhei intensamente, numa jornada que começou às 5hs da matina e parei depois da meia noite porque minha esposa estava assistindo ao documentário The Falling Man no GNT.

De repente uma série de reflexões passaram pela minha cabeça.

Vamos aos fatos:

• Houve um atentado nos EUA no dia 11/09;
Richard Drew fotógrafo da Associated Press registrou a queda de um homem;
• O jornal Morning Call (Filadélfia – EUA) deu destaque especial para a foto de Drew;
• Outros jornais repercutiram o fato;
• Houve polêmica em grande escala sobre a publicação da foto.

A relação do assunto com a mídia social é a seguinte:

Um bom motivo para escrever uma matéria (ou um post): cada um tem o seu e ninguém pode “meter o bedelho”. No máximo, comentar, a favor ou contra. Nesse caso, valeu mais o espírito da polêmica, de uma foto cruel e ao mesmo tempo artística. Quantos posts não são escritos com este espírito?

A reação de quem lê: quando o tema é realmente quente, tanto o blogueiro quanto o editor já consegue ter a noção do impacto. No caso do Morning Call, os editores relutaram, e muito, mas seguiram em frente. Detalhe: com a foto em destaque numa página inteira (veja ao lado).

Um fato que gera muitos ângulos para análise: é justamente a audiência, formada por pessoas com diferentes formações e opiniões que enriquecem a discussão. Assim como houve repúdio da população norte-americana, também surgiram análises diversas, como esta da Esquire, escrita por Tom Junot.

…He appears relaxed, hurtling through the air. He appears comfortable in the grip of unimaginable motion. He does not appear intimidated by gravity’s divine suction or by what awaits him. His arms are by his side, only slightly outriggered. His left leg is bent at the knee, almost casually…

Comparações inevitáveis : foi outro ponto que me chamou a atenção e que acontece muito nos comentários dos posts mais polêmicos, afinal cada um tem a sua referência. Veja a chocante comparação feita com a foto de Drew, dentro do espírito do cenário da chamada “Era da não-ficção” (esta que vivemos): a famosa foto de Eddie Adams que retratou a execução de um vietcong, a sangue frio, feita em 1968.

A investigação feita com colaboração: assim como na blogosfera, os jornalistas que trabalharam na investigação conseguiram identificar o perfil do homem que saltou naquele fatídico dia. Michelle Malkin, colaboradora do canal Fox News fez uma versão revisada do fato e, em seu blog, detalhou a repercussão, incluindo as informações adicionais de Jonathan Briley, o “Falling Man”.


Ações

Information

2 responses

15 09 2008
Mari-Jô Zilveti

Mario,
sou jornalista e, entre outras atividades, escrevo com Luiz Fernando Santos uma página para o jornal Economia Interativa, de periodicidade semanal.
Nossa pauta é sobre blogs corporativos, portanto, Luiz e eu gostaríamos de entrevistá-lo, se possível por telefone.
Gostaríamos de abordar o seguinte: a utilização de ferramentas da web 2.0 (redes sociais e blogs) no âmbito corporativo e como o uso dessas ferramentas contribuem na comunicação da empresa?
Será que a entrevista pode ser feita amanhã, terça-feira (16)?
Nossos contatos:
Luiz Fernando Santos: luiz.fernando.araujo(at)gmail.com
11-9648-8853
Mari-Jô Zilveti: zilveti(at)gmail.com
11-8150-8107

17 09 2008
Linkblog Pensar Enlouquece, Pense Nisso.

Leituras recomendadas…

Rafael Galvão, novamente redator de conselhos para bobos que acreditam em astrologia e em conselhos dados de graça, em Rafael Galvão.

Estes meus outros olhos…, em Outros Olhos.

Nove Mil Anjos, em Trabalho Sujo.

Diferentes visões sobre um…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: