boa dica para melhorar a relação entre agências de PR e blogueiros

29 08 2008

Meu guru, Todd Defren, principal executivo da Shift Communications, escreveu um post muito interessante que endereça uma situação discutida ainda timidamente nos corredores de alguns eventos aqui no Brasil: a relação entre blogs e agências de PR. Ele sugere a criação de selos que identificam se o blogueiro está ou não a fim de receber materiais e, em caso, positivo, quais seriam as condições. Comentários?!


Ações

Information

9 responses

29 08 2008
Alexandre Fugita

Hum, é interessante.

Mas não sei se “pegaria”. Muito já foi discutido na blogosfera sobre selo disso ou daquilo. Pelo que lembro, senti que a receptividade não é assim tão boa.

29 08 2008
msoma

Fugita, como disse o Tuca Hernandes, com o volume que vc recebe, vai ler nas férias de final de ano.

29 08 2008
Tine Araujo

Se eu pudesse escolher o assunto/tag não me importaria em receber… mais esse bicho roxo é muito feio… kakakaka… parece que chama os blogueiros de gordos {eu sempre acho gordura em tudo, eu sempre tô gorda kakaka} então acho que vou cortar o quadradinho… talvez alguém se interesse em PR (Public Relations) comigo… se eu não der sinais… como vão saber!!!

Beijos

29 08 2008
Rodrigo Lóssio

Penso que seria uma postura arrogante por parte do blogueiro adotar tal selo. É como se um jornal ou revista colocasse no seu editorial que não aceita sugestões de assessorias e RPs. Não faz sentido – se o blog é aceito como um veículo de comunicação e mídia, o blogueiro precisa estar receptivo a receber sugestões. Claro que estas sugestões devem ser muito pensadas e alinhadas ao interesse daquele blog e da forma que os assuntos são abordados. Deve-se ter a mesma preocupação para evitar o que já é muito comum no jornalismo: um assessor de imprensa de uma empresa de parafusos mandar sugestão para um jornalista da área de alimentação.

29 08 2008
msoma

Rodrigo, aqui no Brasil isso já acontece. Lá fora é pior ainda, caso contrário, esse movimento não teria tanta atenção. Eu gostei da proposta porque “o que é acordado não é caro”, como diz o velho ditado. Agora, concordo com vc que as “sugestões devem ser muito pensadas e alinhadas ao interesse do blog”, mas infelizmente essa é uma prática não muito aplicada. Abs e obrigado pela visita.

1 09 2008
tesore

acho que isso acontecerá gradativamente mas em um novo modelo, muitos blogueiros (ex-jornalistas de agências de pr) priorizam a publicação de conteúdo exclusivo obtido por fontes confiáveis depois de apuração. O que mudou? apenas o contexto, agora o conteúdo vem embalado com a opinião pessoal de quem escreveu, isso é oque importa! será convergência?

e o selo? não vai muito longe..:-)

2 09 2008
msoma

Tesore, teremos que esperar para ver, pois a proposta do Todd é visionária. Lá nos EUA o envio de press releases é um tipo de indústria e ocorre em grande escala. Em relação aos perfís eu concordo, pois tem gente que gosta de receber materiais; tem gente que gosta mais de pesquisar e tem gente que sente ofendido pela forma como é abordado. Abs.

3 09 2008
Gerson Penha

Acho a proposta interessante, mas no Brasil me parece que a maioria das agências de PR (aqui chamadas de agências de comunicação ou, em alguns casos, de assessoria de imprensa mesmo) ainda está pouco atenta à mídia social. A tendência é que essa atenção cresça, mas as agências ainda têm um longo caminho a percorrer antes de estabelecer uma relação construtiva com o universo dos blogs. Querer abordar a mídia social com as mesmas técnicas e táticas utilizadas para os jornalistas e a velha mídia é fiasco na certa.

3 09 2008
msoma

Gerson, concordo com vc em todos os pontos, mas o caminho para a evangelização desse mercado tb está sendo pouco praticada. Esse é um dos desafios. Obrigado pela visita.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: