profissionais de TI torcem pela mídia social

24 08 2008

Terminei uma palestra sobre mídias sociais com a sensação do dever não cumprido. Falar das razões é como olhar pelo retrovisor do carro, ou seja, tem pouca serventia. Enquanto eu arrumava meu computador para sair, percebi que um grupo de executivos se aproximava.

Eles eram de diferentes empresas e não se conheciam. Pediram meu cartão de visitas, para minha surpresa me parabenizaram, e puxaram conversa por um tempo superior ao investido na minha palestra. Papo bom, de gente interessada mesmo. Solicitaram uma apresentação semelhante para os demais diretores de suas respectivas empresas. Partiram.

Somente mais tarde olhei com atenção seus nomes, cargos e empresas. E qual não foi a minha surpresa? Todos eram da área de TI. Daquele instante em diante, aí sim, eu tive que olhar pelo retrovisor e tirar algumas conclusões. Vamos lá:

Década de 80: os profissionais de TI eram eminentemente técnicos. Viviam em suas ilhas de conhecimento isolados e falavam um vocabulário que pouco interessava ao resto da companhia.

Década de 90: com o boom dos sistemas de gestão empresarial, esses mesmos profissionais viram suas paredes caírem. Eles passaram a permear toda a companhia, entendendo o negócio e integrando as informações departamentais em processos horizontais, envolvendo várias áreas.

Dias de hoje: os profissionais de TI assumiram um papel estratégico, pois tudo envolve tecnologia, principalmente os resultados. Participam de decisões críticas e ganharam mais poder junto ao board executivo.

Mídia social e os técnicos: o elo de ligação é formado por um tripé: pessoas, novas mídias e tecnologia. Nada mais natural que os profissionais de TI se interessem pelo assunto. Agora, temos que ficar atentos para esse movimento, pois é inédito no mercado.

Pela primeira vez a área técnica se antecipa ao marketing numa tendência de comunicação. Digo mais, eles dominam o assunto e estão engajados. Historicamente esse fenômeno também é justificável, pois os fóruns de discussões fazem parte dessa comunidade há tempos. Agora, eles se expressam por meio de blogs e assinam seus feeds com fidelidade.

Claro que existe o outro lado: o receio pela segurança e a liberação das URLs das mídias sociais, tais como WordPress, Flickr, Slide.com, Youtube, entre outros. No entanto, os projetos nos quais eu tenho participado, mostram que a flexibilidade vem ganhando força. Vamos torcer para que tudo isso se consolide em breve.


Ações

Information

10 responses

24 08 2008
josue mendonca

obrigado pela visita ao meu blog e fico contente que tenha gostado.
seu blog, com certeza, me ajudará a ampliar minha visão sobre esse mundo louco da comunicação!
parabéns
abraço

24 08 2008
msoma

Ôpa, eu é que agradeço. Abs.

27 08 2008
tesore

belo relato, passei os últimos 15 anos trabalhando e convivendo com pessoas de TI e realmente é isso mesmo, tudo mudou ! saudemos a midia social e a internet.
abs

27 08 2008
hugotm

Mario, nem preciso dizer que achei ótimo seu depoimento. Você sabe que sou um grande entusiasta da mídia social e do trabalho de vocês, mesmo sendo de TI! 🙂

Sucesso!

Pra comprovar, vejam no meu blog que já havia feito essa referência no lançamento da Polvora.

http://htmlanguage.wordpress.com/2008/07/30/lancamento-da-polvora-comunicacoes/

Abs

Hugo T. Mourão

27 08 2008
msoma

Hugo, tem gente que acha que sou engenheiro. Decidi seguir pelo jornalismo, radialismo e, agora, mídias sociais. Bom saber que tem gente antenada como vc no mercado. Abs.

29 08 2008
Tine Araujo

Eu não sou de TI 😀 Mas também torço pela mídia social!
😉

5 09 2008
rafaeldw

Você tem toda a razão! é uma verdade que os profissionais de TI não podem ignorar, e estariam agregando valor ao seus produtos aprendendo a utilizar esse novo veículo de comunicação: blogs e midias sociais; e obviamente, estarão perdendo se ignorar essa realidade
trabalho em uma empresa que presta serviços de ti e consigo visualizar bem essa cena. o próximo passo é as empresas aprenderem a utilizar de forma constante esses veículos

5 09 2008
msoma

Rafael, no papel de evangelizador, digo que a turma de TI tem sido uma grata surpresa. Para ajudar, trabalho nessa área há 20 anos, ou seja, apesar de jornalista, me sinto um engenheiro. Obrigado pela visita.

17 09 2008
Andre Sampaio

Mário,

Sou jornalista e blogueiro há poucos meses. Venho lendo bastante a respeito do assunto e notando que a cada dia o profissional de tecnologia é fundamental na área de comunicação. Esse negócio está virando a salada das disciplinas. Cada vez que me aprofundo, vejo que ainda tenho muito a percorrer e aprender – fico feliz. Li também os outros posts abaixo e gostei do que vi. Parabéns e desde já assino o feed.

Forte abraço!

Andre Sampaio
Conteúdo B – http://conteudob.wordpress.com

17 09 2008
msoma

Andre, valeu pela visita. Estudo o assunto desde 2006 e me sinto um leigo total. O importante é deixar as informações decantarem. Abs.

Deixe um comentário