integração da comunicação é agora!

2 08 2008

Até pouco tempo eu participava de debates e realizava social media workshops sempre me referindo ao tema como algo futurista, porém os fatos mais recentes me deram a certeza de que as influências estão presentes já.

Planejamento social media x tradicional – no mês passado eu entreguei um planejamento integrado de comunicação e surgiram as seguintes surpresas:

  • A estratégia da empresa em atacar o público-alvo com a comunicação tradicional era certa, porém sua presença no segmento específico, era pífia, ou seja, não estava presente entre os três primeiros players de mercado.
  • Qual foi a surpresa quando minha equipe de analistas mergulhou nas entranhas do hubs sociais especializados? A empresa era a segunda mais citada, porém sua reputação estava sendo colocada em “xeque”.

Apesar da análise ter sido muito bem fundamentada, a reação não seguiu o mesmo caminho. O cliente optou pela mídia tradicional, que realmente, tem que ser desenvolvida quase do zero. Mas qual foi a razão de nada ter sido contratado na direção das mídias sociais? Falta de cultura? Talvez, mas a grande barreira foi a baixa conscientização dos sponsors (patrocinadores) do projeto. Não me refiro às interfaces, que ficaram maravilhadas com as análises e conclusões, mas sim dos sócios do negócio, um pouco mais distantes.

Por ironia do destino, na semana seguinte um parceiro desse cliente entrou em contato para informar que estava desapontado com um fórum que visitou na web sobre o produto da empresa. Estava vazio. Depois de ouvir as queixas, recebeu com espanto uma indagação, disparada do outro lado da linha: “olha…você já ouviu falar em comunicação para mídias sociais?”. Ele, desconsertado, retrucou: “ah! Já sim….”

Mídia social envolve pessoas e portanto deve ter o voto de credibilidade em todos os níveis da empresa, principalmente no topo da pirâmide de decisão. Fico tranqüilo, por enquanto, pois uma hora a informação sedimenta e faz as pessoas acordarem para isso.

Influência da imprensa nas comunicações de mídias sociais – mencionei esse caso real no Newscamp. Após quatro meses de uma campanha social media muito bem sucedida, o projeto de um cliente terminava com uma festa. O grande segredo da noite era justamente o nome da nova linha de produto do cliente.

Depois de um dia longo, sai correndo para a festa, mas antes “twittei”: “eu e @fugita indo para …” Por incrível que pareça, os nossos celulares começaram a tocar a menos de 500 metros de nossa agência. Do outro lado, as vozes diziam: “parem de twittar ou a matéria na mídia X vai cair”. Moral da história: o futuro é agora. Caiu a ficha?!


Ações

Information

2 responses

2 08 2008
Jair

Eu chamo esse processo de “adoção de necessidade”, como aconteceu com a TV em cores (que matou a preto e branco), com o computador (que matou a máquina de escrever), com o vinil (que foi subtituido pelo CD – agora substituido pelo MP3), etc., quando as pessoas se dão conta, ninguém sabe dizer quando começou a “troca”, só sabem que o novo “processo” é melhor, ainda que relativamente. O caminho da humanidade é seu desenvolvimento contínuo, em qualquer área, e sempre haverá aqueles que não acreditam em determinada mudança. Bom, para essas pessoas eu digo: we are moving forward, quem quiser que fique olhando e se deleitando com o passado.

3 08 2008
msoma

Jair, respondo com as sábias palavras de Carlos Nepomuceno:

Ela não será adotada por todos;
Ela conquistará com mais facilidade os inovadores;
Quanto mais dinâmica, mais vital será;
Quanto mais necessidade de conhecimento, mais rede;
Quanto mais multidirecional (menos hierarquia) o ambiente, mais fácil será;
Indivíduos pró-ativos vão se sentir mais à vontade;
Quanto mais tecnológico o ambiente, mais fácil será.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: