o retorno intangível da social media

7 03 2008

escondido.jpgTodo cliente pergunta em algum momento: “como a gente consegue medir o ROI (Return On Investment) dos projetos de social media?” Temos as formas triviais, entre elas: número de acessos, downloads de materiais, views de slideshares, fotos, preenchimento de cadastros, solicitações de materiais ou mesmo de visitas comerciais e daí por diante. Todas são ações, vamos dizer assim…operacionais, táticas, apesar de estarem no escopo maior de uma estratégia.

Mas como fazer o cliente valorizar:

ROP (Return On Participation): a motivação dos colaboradores da empresa em participar dos projetos, dos workshops social media, sugerir, criticar ativamente e vibrar com os resultados.

ROE (Return On Engagement): além de tudo mencionado acima, os profissionais se conscientizarem de que a social media veio para ficar e que eles próprios podem ser “media” , num fenômento onde as pessoas passam a estudar o assunto “social media” e a se interessar por aplicá-la na empresa, em suas próprias vidas, blogando e trocando idéias com o mundo, sem fronteiras entre ele ou a empresa.

Quero dizer que a social media não é mais uma onda. E como tudo que aparece nesse mundo para mudá-lo, deve ser tratada de maneira diferenciada, mais aberta, com muito menos restrição em relação à forma como ela é avaliada hoje. Pense nisso, em suas próximas reflexões, pois é tão difícil quanto medir a boa intenção de um ser humano, o querer bem de alguém…


Ações

Information

One response

29 03 2008
o dilema de quem cresceu na década da centralização « social media club

[…] não ganhou tantos adeptos? Porque é mais fácil acreditar no sucesso da bilheteria do que na satisfação espontânea estampada nos rostos das pessoas, que provavelmente comprarão o CD, o DVD e montarão […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: