cuidado ao mudar seu blog

25 01 2008

mudanca.jpgRecentemente eu decidi mudar o meu blog, que não tem versão armazenada em servidor da empresa. É algo bem simples, produzido a partir do próprio serviço do provedor. A inspiração veio na virada do ano. Na verdade, eu estava cansado de escrever num mesmo ambiente por muito tempo. Mantive o WordPress, até porque a interface é bem amigável. Antes estava no Blogger. Quero compartilhar com você algumas experiências que eu passei nessa fase de transição:

Do Blogger para o WordPress: foi uma grata surpresa migrar. Nada contra o Blogger, que me proporcionou entrar nesse mundo social media feliz. No entanto, como sou inquieto, fui buscando alternativas e lendo muito. Vi plataformas que se vendiam bem, mas pareciam o carro dos Flintstones no manuseio. Com o WordPress foi paixão à primeira vista.

Do WordPress para o WordPress: é muito fácil navegar na parte de “apresentação” desse site e encontrar algum modelo que te agrade. Num piscar de olhos dá para checar como vai ficar o layout novo, no entanto, dependendo do seu estilo de post, a brincadeira pode ficar séria. Me refiro a:

  • Volume de posts: se você tiver muitos posts e evoluiu seu estilo, passando por textos, fotos, vídeos e apresentações em pdf, é bom olhar os materiais do passado. Certamente, ao migrar, os mais antigos estarão desformatados. Aí meu amigo, caso você seja um cara exigente, tem que olhar um-por-um;
  • Hábito do leitor: caso a mudança seja muito hard, cuidado para não espantar sua audiência. Eu procurei deixar um visual bem clean , assustando pouco os desavisados.
  • Melhorias aparentes: mudar significa, na minha opinião, melhorar mesmo. Foi assim que estudei o meu template e fiz algumas adaptações. Além disso, pensei na linguagem, se deveria mudar ou não.
  • Olhe bem o sidebar: na mudança dos templates, os complementos costumam variar, ou seja, nem tudo é importado como deveria. Fique de olho nesse item, pois alguns plug-ins podem sumir.

Você é o meu guia. As pessoas ainda têm pouco hábito de comentar se gostam ou não dos blogs. De você eu espero algum comentário, pois só assim poderei continuar aprimorando este trabalho.


Ações

Information

Deixe uma resposta

