maturidade da empresa incentiva o uso do wiki

26 12 2007

jatos.jpg Sempre tive uma admiração muito grande pelo uso do wiki, mas confesso ter uma grande frustração na sua aplicação no meio corporativo. Como a esperança é a última que morre…veio de um projeto de RH, a experiência extremamente positiva nesse assunto, num cenário que tinha pinta de ser um fiasco.

Decidimos fazer uma “prova de fogo”, apostando na maturidade da equipe de nossa agência. Montamos um wiki no pbwiki. Demos o norte apenas na introdução, ou seja, no objetivo do projeto. Os grupos foram se formando naturalmente, pela ordem lógica e de bom senso de uma festa de final de ano: tema, tipo de comida, decoração, diversão e entretenimento. Não faltou nem o amigo secreto.

Prova de maturidade: os voluntários se formaram naturalmente, sem ninguém cobrar. Nenhum tema ficou sem dono e todos tiveram mais de um no grupo para ajudar.

Democracia social media (redundante?): para não restar dúvida de que estávamos decididos a seguir pela linha democrática, fizemos uma pesquisa online com o zoomerang.

Pulga atrás da orelha: venceu a comida mexicana, com traje preto e branco e banda de rock. Honestamente, colaborador, daria liga?

Mesa de som online: tudo bem que somos uma agência privilegiada de comunicação. Temos três ex-DJs na equipe, mas todos da época do vinil. Não é que pintou uma mesa de som digital, com agulha e pitch, para animar a festa?

Amigo secreto online: a tradicional brincadeira ganhou nova roupagem. Usamos amigosecreto.com.br pela primeira vez, mas a idéia de contratar uma empresa de diversão para produzir os presentes foi interessante. Todos contribuiram com R$ 20 e a empresa levou as famosas havaianas para cada um. O grupo de entretenimento era formado por artistas que ajudavam os participantes a desenharem e pintarem uma arte diferente nas havaianas, seguindo a linha “o estilo do seu amigo secreto.” Enquanto rolava a banda de rock, o grupo secava todas as pinturas, empacotava-as e colocava as etiquetas com os nomes das pessoas. Pela pintura, as pessoas tinham que adivinhar quem era. Foi muito divertido e engraçado.

Sucesso absoluto: 100% da turma considerou a festa excelente, ou seja, auferido estatísticamente, via pesquisa de satisfação interna, foi a melhor confraternização feita na agência em 6 anos de vida.

Autonomia total: todos os anos eu tinha o péssimo hábito de me envolver nas festas da empresa, ruim por um lado, necessário por outro. Hoje me sinto feliz e orgulhoso pelo fato das pessoas terem evoluído tanto em pouco tempo. Alguns que participaram têm menos de um ano de casa. Dessa vez, indiquei apenas o local.

Aprendizado

  • A social media disponibiliza muitos recursos, porém os benefícios proporcionados não são iguais aos resultados alcançados. Nesse caso, a maturidade da equipe foi ideal para a aplicação do wiki. Em outra situação poderia ter sido um fracasso;
  • O wiki foi intensamente utilizado no período inicial. Depois disso foi necessário arregaçar as mangas e fazer acontecer. Já vi casos em que os softwares sociais são atualizados intensamente, e por poucos, porém as coisas não saem da teoria (óbvio!). Aí não existe sucesso mesmo;
  • Não devemos cobrar uma panacéia de colaboradores e de conteúdo. Não estamos preparados para isso. Não existe muito ou pouca colaboração. Existe sim efetividade e realizações. Essa é a razão pela qual considero esse projeto um grande caso de sucesso. Valeu pela satisfação do grupo, pela experiência social media e pela conscientização da cultura web 2.0.

Ações

Information

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: