o preço do software freeware.

22 09 2007

Você que chegou a este blog, provavelmente pelo buscador do Google, já deve ter se perdido em meio a vários login’s e senhas de coisas interessantes garimpadas na web. Aí eu te pergunto: quantos softwares sociais vistos por você caíram na categoria “arquivo morto”? Deixa eu adivinhar: blogs no blogger ou wordpress; wikis no pbwiki, mediawiki; comunidades no orkut, linkedin e daí por diante.

Quais foram os fatores que te seduziram para ficar navegando em tantos websites?

1) A proposta de valor;

2) O fato de ser freeware;

3) A facilidade de aprendizagem e manuseio;

4) A interface gráfica…

De todos os itens mencionados, o freeware é um dos que tem sido mais usado em minhas conversas no mercado. É justamente aí é que mora o perigo! Justifico:

1) Os softwares sociais, na categoria freeware, atingem um patamar de uso que exigem um upgrade pago (e justo), pois tudo que evolui está tendo dedicação e, no mínimo, está sendo intensamente usado;

2) Um software social bem usado exige disciplina, interesse, pesquisa e tempo…e tempo hoje é dinheiro;

3) Um software social exige conteúdo e mudanças de set up que agregue valor à sua audiência. Produzir um texto com links e pesquisa, um podcast, um white paper ou mesmo um simples power point exige cérebro, ou seja, custa $$;

Conclusão: freeware é o princípio de tudo, pois torná-lo útil exige $$, seja em espécie, em tempo ou em cérebro. Entenda isso pelo ângulo que mais te incomodar.


Ações

Information

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: