mantenha vivo o seu blog!

20 05 2007

Li várias regras, dicas e materiais sobre blogs. O material realmente é farto. Uma, em especial, me chamou a atenção, pois comunicar idéias e construir relacionamentos exige disciplina. Muita disciplina. Os princípios, aqui desenvolvidos pela Kami Huyse , profissional da área de PR, servem tanto para o blog pessoal, quanto para o corporativo. Segundo Huyse, um blog reflete os pensamentos pessoais e corporativos…bom até aí nenhuma novidade. Mas lendo com atenção, aprendi que esses principios podem ser perfeitamente aplicáveis em todas as ferramentas de comunicação da web 2.0, two-way, sua característica singular. Veja se você compartilha da mesma opinião e me escreva para discutirmos a respeito desse tema. Te espero.
1. Desenvolva conteúdo baseado em princípios e valores. Pelo fato de um blog não expressar key messages enlatadas, isso pode ser escrito a partir de valores e princípios dos autores ou das empresas. Conhecer esses valores começa por você . É a chave para o desenvolvimento de uma voz para a sua comunicação. Por exemplo, eu pessoalmente valorizo honestidade, construção de relacionamentos, aprender coisas novas e divertidas, etc.
2. Tenha uma proposta de visão ou de objetivo. Parte da minha visão pessoal inclui itens que eu desenvolvi numa rápida olhada no Covey Website:
· Eu sempre vou procurar melhorar a qualidade dos meus relacionamentos pessoais e profissionais;
· Eu nunca terei medo de defender as coisas em que eu acredito que sejam certas;
· Eu me comprometo a aprender sempre e me aprimorar constantemente;
· Eu vou admirar os outros assim como desejo ser admirado;
· Eu não levarei as minhas coisas tão a sério e terei minha vida preenchida com coisas engraçadas e divertidas.
Minha missão: “Explorar como a atividade de public relations pode representar uma voz autêntica no mundo social media hoje.”

3. Priorize. Esteja certo de que o interesse principal é de sua audiência e que as coisas não devem girar ao seu redor. Quando eu aplico esses princípios regularmente eu não tenho problemas em ser imparcial. Meu objetivo é fazer um posting por semana para receber feedbacks em meu blog e ampliar meu relacionamento com os colaboradores. Ao fazer isso, fico com a consciência tranquila de que estou cumprindo a minha palavra.
4. Pense na relação ganha-ganha. Blogs e outras ferramentas de social media estabelecem uma comunicação two-way que inclui discussões. Ao contestar idéias, deixe claro que a sua posição tem a ver com as idéias e não com as pessoas que geraram o comentário. Isso estimula e não inibe as contribuições. E representa a mágica do social media.

5. Procure entender primeiro antes de ser entendido. Este princípio pode ser tangibilizado na seção de comentários, onde acontecem as discussões mais calorosas. As conclusões feitas pelo autor do blog consolidam a idéia inicial, os pontos de vista dos comentários e o valor agregado da discussão.
6. Sinergia. Ao construir uma comunidade de respeito, problemas podem ser resolvidos de maneira única. O refinamento da idéia por muitos pode ser realmente mágico, no estilo social communication, onde 1+1=3.
7. Reinvente-se constantemente. Você não tem muito a oferecer se ficar somente sentado em frente ao computador. Nós todos precisamos nos renovar nos assuntos relacionados à saúde, redes sociais, bem-estar, entre outros. Quando você encontrar algo muito interessante sobre esses assuntos, coloque-os na roda da conversa do blog.


Ações

Information

3 responses

21 05 2007
tagilramos

Bacana, didático e relevante, Mário. Seu posting caiu bem no espírito da
RP 2.0. Mas, apenas para nos divertir, vou citar o blog do Ricardo
Alamino
. Ele aponta 5 razões para não iniciar um blog: 1- Ficar
rico,
2-Copiar artigos interessantes de outros blogs ou sites,
3-Ser o primeiro nos “diggs”, 4- Ser famoso
e 5-Estar na
moda e ter seu próprio blog.
Na verdade, "cada um sabe a dor e a
delícia de ser o que é", com diz Caetano.
Por falar nisso, já imaginou um blog dele? Seria muito interessante — e muito
verborrágico. Ou talvez ele diga, parafraseando o Gil numa entrevista que vi:
"Blogar? Para quê? Eu tenho o meu violão!"🙂

23 05 2007
Cristina

Após definir um objetivo, antes de dar o primeiro passo, é necessário refletir e seguir com a idéia fixa de que para chegar lá, a disciplina será fundamental. Na construção de um relacionamento, acredito que o segredo do sucesso é a confiança. A confiança só é adquirida com sinceridade e respeito. A transparência para mim é a palavra-chave do sucesso! Não somente o sucesso na comunicação de idéias mas também na construção de relacionamentos.

24 05 2007
msoma

Tagil, vc consegue olhar o PF e PJ ao mesmo tempo. Legal. Abs

Deixe uma resposta

