a experiência do médico que descobriu as mídias sociais aos 65 anos

9 11 2008

No mundo corporativo existe um termo que será usado como refrão nesses tempos de crise: Qual é o retorno do investimento (ROI) deste projeto? Não estranhe se o mesmo questionamento for aplicado 10x mais nos projetos de mídias sociais.

O ponto é que nos projetos de mídias sociais, o termo correto é Return On Engagement (ROE), isto porque os efeitos costumam não ter começo – meio – fim, como nos projetos tradicionais de comunicação. Ele perpetua. O “bilhete premiado” é único, mas depende do seu dono fazer bom uso dele.

Nas campanhas em mídias tradicionais, as pessoas são bombardeadas de novidades e serão mensuradas pelo poder e ato de consumo. Nas campanhas em mídias sociais – idôneas -, as mesmas pessoas são atraídas e terão opinião própria mesmo antes do ato de consumo, pois buscarão referências na percepção de outras pessoas. Na verdade, elas conversarão entre si, apesar da falta de intimidade – naquele momento. Unidas por um forte interesse terão ainda mais motivos para influenciar na decisão de milhares de outros interessados num mesmo assunto.

E qual é a grande descoberta de tudo isso? As pessoas compartilham interesses mas, ao mesmo tempo, fazem uso das mídias sociais na frequência, volume e formato que bem entenderem, o que já não seria possível nas mídias tradicionais.

pic_perfil_diamante1Veja o exemplo do Dr. Leonardo Diamante, 65 anos, médico paulistano que foi atraído pelo mundo das mídias sociais e personaliza um caso de sucesso atípico nos dias de hoje. Sua forma espontânea e engajada de falar do assunto mereceu destaque no ” Circuito integrado”, blog do Informática da Folha Online.

Em entrevista ao Social Media Club, Dr. Diamante explica o seu fascínio pelo tema e experiências vividas recentemente.

Quando surgiu o interesse por mídias socais?
LD – O interesse pelas mídias sociais acho que sempre existiu, porém foi incrementado com a minha chegada na Intersystems, quando juntamos a fome com a vontade de comer. Eles estão precisando de um trabalho que tenho muita facilidade para desenvolver, porém com opiniões próprias e às vezes contundentes. Tenho uma preocupação constante de transmitir credibilidade nas informações o que não é a regra na área da saúde na Web.

Qual a sua visão sobre a importância desse tema para os dias de hoje, especialmente no mundo corporativo?
LD – Acho que nenhuma grande corporação vai ter uma boa postura em todos os aspectos se ela não levar em consideração a comunidade em que ela atua, qualquer que seja ela, e procurando juntar todos os seus pedaços, que me parece é o grande segredo, principalmente pela carência na área da saúde. Tenho minhas dúvidas se este processo não é suficiente caro para desestimular os nossos empresários. Espero que não. Consigo vislumbrar este movimento como aquele que vivemos tempos atrás com a comunidade dos radioamadores. Não sei se você pegou esaa época, mas vejo muitas semelhanças, tanto que alguns radioamadores estão procurando novas posições que na verdade são as mídias sociais. Temo que a Web seja um local onde as pessoas podem se esconder ou se manifestar de forma incógnita, criando problemas e daí a falta de credibilidade. As corporações precisam se convencer de que este movimento é irreversível e não podem entender como despesa e sim investimento de recursos, pois seguramente terão retorno expressivo.

Como surgiu a idéia de criar o blog “Controvérsias, Dúvidas e Bobagens”?
LD
– O blog surgiu espontaneamente, como uma necessidade de entender esta coisa toda e exercitar a escrita, a linguagem, etc… e surpreendentemente descobri um lugar excelente para escrever tudo o que penso (ou quase tudo). Todas as minhas dificuldades iniciais estão sendo atendidas pelas meninas da Intersystems e vocês todos, que têm me ajudado e estimulado bastante

Quais foram suas principais experiências de aprendizado com tudo isso?
LD
- Esta resposta já envolve alguma complexidade e acho um pouco cedo para responder, mas de uma forma geral diria que a possibilidade de tirar as coisas da cabeça para por no papel de uma forma simples, rápida e eficiente é espetacular. Tenho também a sensação de que as pessoas estão sedentas por informações. E o que eu ainda não vejo claramente é quem são as pessoas (camada social) que vão mais se beneficiar com este projeto.

O que o Sr. recomenda para aqueles que desejam entrar nesse mundo, mas têm receio em começar?
LD
– A pessoas não podem ter medo de viver e de expressar suas opiniões, a escrita passa a ser apenas uma consequência natural. Acho que devemos saber “o que” e “porque” queremos. Evidente que tem que haver um mínimo de aptidão para escrever.

A minha conclusão: vivemos num mundo que tem como referência o ROI em vendas imediatas. E qual é o valor das pessoas que se engajam num tema em profundidade como o Dr. Diamante? Como medir tudo isso? Certamente ele continuará conversando com muitas pessoas. Quantas serão? Qual será o seu grau de influência na opinião de outras pessoas? Talvez um dia, ao participar de um painel de debates, alguma empresa olhe para o Dr. Diamante e diga: “nossa, esse Sr. construiu uma reputação incrível para estar neste evento! Como será que isso aconteceu?”

About these ads

Ações

Information

2 responses

9 11 2008
4º post mais lido do Wordpress Hoje! « Adrenalina Futebol Clube

[...] a experiência do médico que descobriu as mídias sociais aos 65 anos No mundo corporativo existe um termo que será usado como refrão nesses tempos de crise: Qual é o retorno do [...] [...]

17 05 2011
ArqBlog | Blog | " Penso, blogo existo"

[...] um cardiologista como o Dr. Leonardo Diamante começasse a blogar aos 65 anos de idade e uma mãe como Odele Souza criasse o blog Flávia Vivendo em [...]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: