Por uma questão de tempo, fiquei apenas em dois painéis do Seminário “Redes Sociais – A nova mídia é o consumidor”. Saí com dor no coração, depois de bater um papo rápido com Jeff Paiva, Bia Kunze, Rogério Silberberg, Sandra Carvalho, Manoel Lemos e Edson Mackeenzy.
Neste post, registrei meu olhar e percepções sobre alguns pontos que me chamaram a atenção nos painéis:
Caio Tulio Costa (IG) – de forma enfática, comparou a audiência da mídia social com a mídia tradicional:
- Existem 59 milhões de internautas;
- As principais 26 revistas semanais geram 3,7 milhões de tiragem. Esse número multiplicado por 5 leitores, que é uma métrica padrão de mercado, representa um potencial de 18,5 milhões;
- Os 30 maiores jornais do Brasil geram 3,5 milhões de tiragem. Esse número multiplicado por 5 leitores, representa um potencial de 17,5 milhões;
- A soma de jornais e revistas totalizam 36 milhões de audiência, versus os 59 milhões da web;
- Nesse cenário, as classes C e D estão crescendo em participação e passam a acessar a internet de vários locais, inclusive lan houses.
Mercado cresce, mas o profissional qualificado ainda é raro – da platéia veio uma pergunta na linha: “qual é o perfil adequado para se trabalhar nos portais?”
Caio Tulio Costa (IG) – explicou que não é fácil encontrar profissionais qualificados e, por esse motivo, o IG realiza um treinamento com oito meses de duração. Segundo ele, mesmo o jornalista com bom texto e faro para a notícia tem dificuldades de se adaptar ao mundo do SEO, como por exemplo a repetição de palavras-chave no mesmo texto.
Guilherme Ribenboim (Yahoo!) – afirmou que realmente é difícil encontrar um perfil adequado para as oportunidades de trabalho. ” Levamos em média 75 dias para preencher uma vaga.”
Protesto e incompetência
Caio Tulio Costa (IG) – Na sua visão, não dá para receber investimentos da ordem de 3% do total da receita publicitária em algo que representa o futuro. “Temos que superar a nossa incompetência em mostrar o valor para o mercado.”
Sobre transparência, feedbacks e controle: foi polêmica a discussão. Destaco alguns comentários feitos pelos convidados do painel.
Reinaldo Azevedo (Veja.com) – “excesso de transparência não funciona nem em casamento.”
Manoel Lemos (BlogBlogs) – destacou três aspectos a considerar sobre os blogs corporativos:
- A cauda dos blogs é realmente longa, “com cabeça de bulldog, corpo de piquenes e uma cauda a perder de vista”;
- Relevância é algo perecível, portanto esse é um ponto de atenção;
- Feedback aos leitores é crítico. “Se a empresa não responder, o Google responde.”
Carlos Merigo (Brainstorm #9) – disse que migrou do Youtube para Videlog porque se cansou das respostas automáticas do Google.
Lucia Freitas (Ladybug) – “o leitor tem inteligência, ele não precisa de tutela.”
Sobre comentários negativos nos blogs:
Reinaldo Azevedo (Veja.com):
- A internet democratizou a informação, porém, quando a crítica não agrega, vale a máxima da canção: “cada um no seu quadrado”.
- Explicação para uma pergunta da platéia: “existem blogs sem área para comentário porque alguns profissionais não têm tempo para responder a todos.”
- É fácil identificar os críticos de plantão: “para cada pegada, você conhece o tamanho do gigante.”
Manoel Lemos (BlogBlogs) – “tirar alguma coisa da rede é como tentar tirar xixi da piscina.”
Carlos Merigo (Brainstorm #9) – Na propaganda tradicional, os perfís são traçados por sexo, idade…Na internet existem apenas “pessoas”.
Sobre a polêmica dos jabás:
Carlos Cardoso (Meio Bit) – “recebi o grill do George Foreman, usei, mas não deu para devolver… (risos da platéia nesse momento!!). Adorei e escrevi sobre o produto. Todos os meus leitores sabem da minha relação com as empresas e os produtos. Deixo isso bem claro.”
Carlos Merigo (Brainstorm #9) – isso é comum no meio jornalístico, por que deveria ser diferente com os blogueiros?
Obrigada, Mario!
Muito bom resumo pra quem não pôde estar lá 🙂
Mais impressões?
Tive que ir embora, infelizmente!
[…] Social Media Club […]
É bom ver como as coisas evoluem… cada macaco no seu galho, agora é cada um no seu quadrado kakakaka essa com certeza é a máxima!
Infelizmente o mercado exige velhas ferramentas… como perfil de sexo, idade, classe e +++ Minha hora de puxar a sardinha pra brasa!!! Me doi no coração dizer, mas sem dados diferentes de só “pessoas” fica difícil para as estatísticas argumentarem… o mercado quer consumidores, não só “pessoas” que gostam de ler blogs.
Adorei a cobertura, agora tô voltando pro meu quadrado!
Beijos
Com grandes nomes reunidos o evento só poderia ser um sucesso… este seminário deu o que falar no Twitter hein.
Para vc ver…seu sou suspeito, pois conheço todos que estavam naquele sofá
Obrigado pelo carinho amigo! Juntos vamos conseguir mudar a web brasileira.
Abs,
Mack
Mackeenzy foi um prazer enorme te ver por lá. Já estamos usando videolog em nossos projetos na polvora! Abs.