Seminário Redes Sociais: um olhar da platéia

19 08 2008

Por uma questão de tempo, fiquei apenas em dois painéis do Seminário “Redes Sociais – A nova mídia é o consumidor”. Saí com dor no coração, depois de bater um papo rápido com Jeff Paiva, Bia Kunze, Rogério Silberberg, Sandra Carvalho, Manoel Lemos e Edson Mackeenzy.

Neste post, registrei meu olhar e percepções sobre alguns pontos que me chamaram a atenção nos painéis:

Caio Tulio Costa (IG) – de forma enfática, comparou a audiência da mídia social com a mídia tradicional:

  • Existem 59 milhões de internautas;
  • As principais 26 revistas semanais geram 3,7 milhões de tiragem. Esse número multiplicado por 5 leitores, que é uma métrica padrão de mercado, representa um potencial de 18,5 milhões;
  • Os 30 maiores jornais do Brasil geram 3,5 milhões de tiragem. Esse número multiplicado por 5 leitores, representa um potencial de 17,5 milhões;
  • A soma de jornais e revistas totalizam 36 milhões de audiência, versus os 59 milhões da web;
  • Nesse cenário, as classes C e D estão crescendo em participação e passam a acessar a internet de vários locais, inclusive lan houses.

Mercado cresce, mas o profissional qualificado ainda é raro – da platéia veio uma pergunta na linha: “qual é o perfil adequado para se trabalhar nos portais?”

Caio Tulio Costa (IG) – explicou que não é fácil encontrar profissionais qualificados e, por esse motivo, o IG realiza um treinamento com oito meses de duração. Segundo ele, mesmo o jornalista com bom texto e faro para a notícia tem dificuldades de se adaptar ao mundo do SEO, como por exemplo a repetição de palavras-chave no mesmo texto.
Guilherme Ribenboim (Yahoo!) – afirmou que realmente é difícil encontrar um perfil adequado para as oportunidades de trabalho. ” Levamos em média 75 dias para preencher uma vaga.”

Protesto e incompetência

Caio Tulio Costa (IG) – Na sua visão, não dá para receber investimentos da ordem de 3% do total da receita publicitária em algo que representa o futuro. “Temos que superar a nossa incompetência em mostrar o valor para o mercado.”

Sobre transparência, feedbacks e controle: foi polêmica a discussão. Destaco alguns comentários feitos pelos convidados do painel.

Reinaldo Azevedo (Veja.com) – “excesso de transparência não funciona nem em casamento.”

Manoel Lemos (BlogBlogs) – destacou três aspectos a considerar sobre os blogs corporativos:

  • A cauda dos blogs é realmente longa, “com cabeça de bulldog, corpo de piquenes e uma cauda a perder de vista”;
  • Relevância é algo perecível, portanto esse é um ponto de atenção;
  • Feedback aos leitores é crítico. “Se a empresa não responder, o Google responde.”

Carlos Merigo (Brainstorm #9) – disse que migrou do Youtube para Videlog porque se cansou das respostas automáticas do Google.

Lucia Freitas (Ladybug) – “o leitor tem inteligência, ele não precisa de tutela.”

Sobre comentários negativos nos blogs:

Reinaldo Azevedo (Veja.com):

  • A internet democratizou a informação, porém, quando a crítica não agrega, vale a máxima da canção: “cada um no seu quadrado”.
  • Explicação para uma pergunta da platéia: “existem blogs sem área para comentário porque alguns profissionais não têm tempo para responder a todos.”
  • É fácil identificar os críticos de plantão: “para cada pegada, você conhece o tamanho do gigante.”

Manoel Lemos (BlogBlogs) – “tirar alguma coisa da rede é como tentar tirar xixi da piscina.”

Carlos Merigo (Brainstorm #9) – Na propaganda tradicional, os perfís são traçados por sexo, idade…Na internet existem apenas “pessoas”.

Sobre a polêmica dos jabás:

Carlos Cardoso (Meio Bit) – “recebi o grill do George Foreman, usei, mas não deu para devolver… (risos da platéia nesse momento!!). Adorei e escrevi sobre o produto. Todos os meus leitores sabem da minha relação com as empresas e os produtos. Deixo isso bem claro.”

Carlos Merigo (Brainstorm #9) – isso é comum no meio jornalístico, por que deveria ser diferente com os blogueiros?


Ações

Information

8 responses

19 08 2008
Juliana

Obrigada, Mario!
Muito bom resumo pra quem não pôde estar lá 🙂
Mais impressões?

19 08 2008
msoma

Tive que ir embora, infelizmente!

20 08 2008
21 08 2008
Tine Araujo

É bom ver como as coisas evoluem… cada macaco no seu galho, agora é cada um no seu quadrado kakakaka essa com certeza é a máxima!

Infelizmente o mercado exige velhas ferramentas… como perfil de sexo, idade, classe e +++ Minha hora de puxar a sardinha pra brasa!!! Me doi no coração dizer, mas sem dados diferentes de só “pessoas” fica difícil para as estatísticas argumentarem… o mercado quer consumidores, não só “pessoas” que gostam de ler blogs.

Adorei a cobertura, agora tô voltando pro meu quadrado!
Beijos

4 09 2008
OiYes

Com grandes nomes reunidos o evento só poderia ser um sucesso… este seminário deu o que falar no Twitter hein.

4 09 2008
msoma

Para vc ver…seu sou suspeito, pois conheço todos que estavam naquele sofá

6 09 2008
Mackeenzy

Obrigado pelo carinho amigo! Juntos vamos conseguir mudar a web brasileira.

Abs,

Mack

6 09 2008
msoma

Mackeenzy foi um prazer enorme te ver por lá. Já estamos usando videolog em nossos projetos na polvora! Abs.

Deixar mensagem para msoma Cancelar resposta